resposta: patogênese viral é o processo pelo qual os vírus produzem doenças no seu hospedeiro. o prefixo “pato” do grego pathos, significa doença ou sofrimento. este prefixo é utilizado em diversos termos para definir processos envolvidos em doenças. um vírus é patogênico para um hospedeiro quando pode infectar e causar doenças. uma cepa viral mais virulenta que outra causa doenças mais severas com maior frequência em um hospedeiro, no qual ambas as cepas são patogênicas.
virulência é um termo oriundo do latim que em algumas situações pode ser usado como sinônimo de patogênico. assim são descritas cepas virulentas (ou patogênicas) capazes de causar doença e cepas não-virulentas (ou não-patogênicas) de um agente infeccioso. o termo virulência pode ser usado para expressar o grau de patogenicidade, embora, por definição, um patógeno seja capaz de causar doença, alguns estão mais capacitados a ocasionar enfermidades que outros. a virulência depende muito dos fatores do vírus e do hospedeiro, como a dose de vírus, rota de entrada, idade, sexo, estado imune e espécie do hospedeiro.
alguns princípios são importantes com relação às doenças virais:
a) muitas infecções virais são subclínicas;
b) a mesma doença pode ser causada por diferentes vírus;
c) o mesmo vírus pode causar doenças diferentes;
d) a doença não tem relação com a morfologia da partícula viral;
e) o resultado da infecção é determinado por características do vírus e do hospedeiro.
a infecção viral começa com a transmissão do vírus de um hospedeiro a outro, podendo ocorrer de duas formas: transmissão horizontal e vertical. a transmissão horizontal ocorre de um indivíduo a outro da mesma espécie ou não, sendo de diversas formas:
a) contato: pode ocorrer diretamente de um individuo a outro por contato sexual, saliva, contato direto com pele infectada, ou indiretamente, por meio de fômites (objetos) ou por meio de aerossóis de secreções respiratórias ou saliva;
b) veículo: água ou alimentos contaminados;
c) vetores: os vírus podem ser transmitidos através de animais vertebrados ou invertebrados.
a transmissão vertical é definida como a transmissão que ocorre da mãe para o embrião/feto, podendo ocorrer durante a gestação ou durante o parto. a transmissão ocorre através da placenta, como no caso de rubéola; perinatal, durante a passagem do canal do parto, como nos casos de herpesvírus ou pelo leite materno, como o hiv.
explicação: obg